Olá queridos leitores!

Hoje vamos conhecer melhor uma história de um novo Talento da Literatura Nacional: Máscara - A vida não é um jogo. O/

Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 366
Nota: 4,7/5,0

Meu exemplar mais que perfeito
de Máscara
Sinopse: "Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana...
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?"

Resenha: 
Liam era um garoto que vivia com seu tio carrasco. Ele fazia de tudo para ele, praticamente um serviçal. Qualquer deslize que desse era castigado com punições severas. Mas um dia tudo isso muda. Os vizinhos denunciam as atrocidades do tio para o conselho tutelar, e uma agente social vai fazer uma visita. Nesse dia tudo muda para Liam!


O Tio vendo que irá perder o garoto parte para cima da agente com intenção de liquidar a mulher, feito isso vai atrás de Liam. Ele está descontrolado e ao que parece possuído por algo, tamanha é sua ferocidade. Porém num golpe de sorte (ou não) Liam encontra uma chave inglesa na velha oficina da casa e acerta a cabeça do tio com uma força que não sabe de onde veio, mas que fatalmente mata o homem.

Liam corre sem direção mas policias o encontram e o levam para um orfanato. Tudo começa a mudar. Fatos horríveis começam a acontecer. Todos os que estão envolvidos no "caso Liam" começam a morrer inexplicavelmente, e a única coisa que sabem é que o alguém quer o garoto, e este alguém não medirá esforços para tê-lo.

As pessoas pensam se tratar de um serial killer, mas estão totalmente enganadas. Uma entidade maléfica está atrás de Liam, ele quer matá-lo a todo custo. O garoto vê uma sombra o seguir por onde quer que ele vá, um ser que usa uma Máscara. Ele o quer, ele anseia por ceifar a vida de Liam.

Após uma serie de acontecimentos 6 pessoas (incluindo Liam) que estavam envolvidas neste caso, conseguem fugir e se abrigam em uma casa distante de tudo, com o propósito de fugir desta pessoa que os estavam perseguindo. Dez anos passam-se tranquilamente, até que fatos estranham começam a acontecer novamente. Pessoas começam a sumir, e ninguém encontra rastros delas.

Liam dá uma festa a fantasia em sua casa, e nela aparece uma "enfermeira" com umas mascara, ele não resiste e passa a noite com esta mulher. A partir do outro dia, as coisas começam a ficar estranhas para ele. Liam começa a ouvir vozes e ver coisas. A entidade que o perseguia a dez anos atrás encontra-o novamente. Até que finalmente este ser consegue capturá-lo.

Que o Jogo Comece!

Liam acorda num mundo pós apocalíptico, tudo está destruído e cheio de zumbis. Ele é levado a um local onde existem 10 pessoas presas em cabines, ele só poderá salvar cinco delas. Mas cada uma delas possui um defeito preocupante: ESTUPRADOR, ASSASSINA, TRAIDORA, COVARDE, TRAPACEIRA, CORRUPTO, INDIFERENTE, LADRÃO, INVEJOSO, SÁDICA. Salvar pessoas com características tão peculiares se torna o primeiro desafio de Liam. A cada cinco minutos que ele demora, uma descarga elétrica é distribuída às pessoas dentro das cabines. Ele decide, e liberta cinco pessoas.

Montagem feita pelo autor: Pessoas que seriam perfeitas, segundo ele, para interpretar cada personagem.
Após libertos, eles começam a jogar o jogo de Nero, o senhor e criador de Domus, que é o universo paralelo para onde foram levados. Mas cada jogo é mais angustiante que o outro. Liam e seus "amigos" precisam julgar o caráter de pessoas postas nos jogos. Vale a pena salvar pessoas que nunca valorizaram a vida? Entre nesse jogo e descubra, faça suas apostas! No Domus nada é  o que parece!

"Agora fique sentado e assista. E desculpe, não há pipoca."

Minha Opinião: 
Máscara foi um livro que me empolgou desde o primeiro contato com a sinopse. Logo no início eu vi que era o Meu tipo de livro (quem me conhece sabe que amo litfan e lithorror!), então contei os dias para começar a leitura. E não me arrependi! Logo no primeiro dia li mais de 100 páginas, devorando cada capítulo!

O livro está dividido em sete partes, sendo a primeira um prólogo. Cada capítulo se subdivide em pequenos trechos que remetem a acontecimentos distintos, o que faz com que a história flua e se torne mais empolgante já que o leitor entra em contato com vários personagens e acontecimentos diferentes ao mesmo tempo. É mais ou menos no estilo de Game of Thrones.

Ainda falando no espaço de tempo, um dos pontos bacanas do livro é que existem dois presentes:  o mundo real, e o  mundo paralelo (Domus). O autor faz menção aos dois sem a mínina confusão, o que faz a história adquirir mais propriedade. Luiz é um autor novato, mas com escrita de autor experiente.

Máscara é uma mistura de vários elementos do horror, podemos observar nítidas influencias de: the walking dead, Jogos Mortais, Silent Hill entre outros. Porém, mesmo isso estando tão nítido o Luiz conseguiu de maneira única inovar cada um destes elementos dando total autenticidade a história. O que é um feito notável.

Gostei da construção dos personagens, mas faltou um pouco mais de profundidade na descrição das personalidades. Quanto a história, inicialmente achei estava deixando muitas pontas soltas e ficando meio vaga, porém o autor acabou amarrando tudo ao final, o que foi uma surpresa, eu realmente não imaginei que certas coisas seriam realmente explicadas neste volume. Até mesmo porque o livro será um trilogia, mas explicar as lacunas no primeiro livro foi uma pegada genial do Luiz. Ponto extra para ele.

O livro não diz exatamente onde se passa a história, mas pela descrição feita os locais tem características não brasileiras, porém a linguagem é totalmente abrasileirada, pelo menos a meu ver. Para mim a ambientação poderia ter sido feita claramente no Brasil, daria mais personalidade a história. 

Existem partes previsíveis no livro, mas mesmo a previsibilidade pode nos chocar! Por ler muito sobre este mesmo gênero eu já sabia o que iria acontecer, mas mesmo assim eu consegui me surpreender! Em certos momentos fiquei muito chocada mesmo sabendo o que aconteceria! Sabe aquelas partes que tem o poder de te deixar de boca aberta! Máscara está lotado delas!

Existem tantas mortes sem dó nem piedade no livro, que as vezes eu achava que se espremesse ele, escorreria um pouquinho de sangue *exagerada*. Sinceramente, adorei! Ainda há muito o que entender nessa história, e estou passando por um dos grandes problemas do todo leitor: ESPERAR O LANÇAMENTO DA CONTINUAÇÃO!

Luiz eu PRECISO ler o próximo!
Por favor eu preciso ir ao Domus novamente! ^^

"Liam sabia que deveria ser forte. Não devia perder a esperança. Algo no fundo de sua alma dizia: Não deixe a luz se apagar!"
Selo de Parceria com o Blog.


2 Comentários

  1. Estou lendo o livro também e até o momento adorando cada detalhe.. Otima resenha..
    wwww.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Biula. A divisão que você fez na postagem deu para entender tudinho. Se eu já estava com vontade de ler o livro do Luiz, acabei de triplicar minha vontade. Sua escrita está bem legal, consegui entender e não me perdi. Parabéns. Este vou ler ano que vem (que tá longe pra caramba. rsrsrs), tem outros na lista que eu já tinha colocado, aí para não deixar os livros com raiva um dos outros, eu mantive minha lista de leitura. E se espremer sai sangue, não foi nada de exagero. Para mim é igual a Harry Potter, queria torcer o livro para cair uma cartinha me chamando pra Hogwarts. Parabéns.

    ResponderExcluir