Iniciado de uma forma preconceituosa, comecei a leitura deste livro. Fato é que eu não costumo assistir a filmes que eu tenha vontade de ler o livro, no entanto,  com Orgulho e Preconceito foi ao contrário, eu já assisti ao filme umas 10 vezes (mesmo antes de saber que ele era de fato baseado num livro) e ele se tornou um grande e querido passatempo. Algumas horas com Elizabeth e Darcy são bastante agradáveis. E cá estava eu num dilema, pois se o livro fosse melhor que o filme eu ficaria arrasada, e o se o filme fosse melhor que o livro, pior eu ficaria. Mas, tendo Orgulho e Preconceito sido eleito o livro para a nova leitura do Clube do Livro que eu faço no trabalho, eu tive que deixar meu orgulho (e porque não dizer também preconceitos) de lado e adentrar nestas páginas.

Meu exemplar físico e digital do livro, no quais tenho revezado a leitura do livro.
Mr. Darcy e Srta. Elizabeth, protagonistas do filme.
E para minha bela surpresa encontrei no livro (ou no filme) uma fidelidade imensa! O livro tem me surpreendido com diálogos muito inteligentes, sem diminuir a qualidade dos diálogos do filme! Tenho sido agraciada com uma bela escrita e uma leitura na maioria do tempo agradável (aqueles pequenos momentos nos quais o Sr. Collins protagoniza são deveras torturante!), e a cada página posso realmente ver cair o orgulho e o preconceito dos personagens. Outro fato que tem prendido minha atenção é a descrição detalhada da sociedade patriarcal dos séculos passados, onde as mulheres eram tidas apenas como meras procriadoras que serviam à família e a casa. A luta das irmãs Bennet para se casarem e encontrar “bons partidos” evidencia e muito esse ponto, e também a aceitação da Srta. Charlotte a se casar com um cara que ela não ama só porque estava ficando velha (27 anos, o quê?), e já estava sendo considerada uma solteirona!

Enfim, Jane Austen escreveu primorosamente uma novela sobre o cotidiano de uma família do campo, e que eu estou tendo o enorme prazer de conhecer a cada página! Em breve novas atualizações sobre a leitura! CARPE DIEM! 
“Quando eu tiver minha própria casa, serei infeliz se não tiver uma excelente biblioteca.”- Orgulho e Preconceito, p. 61

2 Comentários

  1. Esse é o livro da Jane Austen que eu mais gosto, já perdi as contas de quantas vezes já assisti o filme, vou ler novamente o livro esse ano porque comprei a coleção completa dela. Amei o seu blog parabéns pelo trabalho.
    Beijos e abraços.
    Link: http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. CobraBaba Pro Titanium Straightener
    CobraBaba Pro Titanium Straightener Made in Germany, CobraBaba Pro Titanium Straightener is the best straightener titanium cartilage earrings I titanium money clip have garmin fenix 6x pro solar titanium ever had. It has a ion chrome vs titanium good babylisspro nano titanium

    ResponderExcluir