A resenha de hoje está repleta de investigação e mistério. Também de incunábulos valiosos (pesquise e saiba o que é isso!). E uma viagem pela história do livro e da biblioteconomia! Apresento as vocês A Biblioteca Magica de Bibbi Bokken, do Jostein Gaarder! 


Título Original: Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek (Bibbi Bokkens Magic Library)
Título em Português: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Autor: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 180
Nota: 5,0/5,0


Sinopse: Conheça neste livro, a grande história do garoto Nils e sua prima Berit que moram em cidades diferentes e, que para manter contato, decidiram escrever um diário a quatro mãos, enviando-o de uma cidade a outra por correio. Ao longo desta história, eles investigam a vida de Bibbi Bokken e descobrem uma biblioteca mágica. Uma obra que celebra a magia de um objeto muito especial: o livro.

Resenha: O livro conta a história de dois primos Nils e Berit que após passarem as férias escolares juntos na cidade de Fjaerland, na Noruega, resolvem continuar se comunicando por um livro de cartas, ideia dada por Billie Holliday, uma personagem que trabalha no Hotel Mundal (mesmo hotel onde trabalha a mãe de Berit). O livro de cartas seria uma espécie de diário onde cada um escreveria uma carta para o outro e enviariam pelo correio para que o outro respondesse. 

Os primos se empolgam com a ideia e Nils logo vai comprar um caderno com cadeado e tudo mais. Porém quando ele está na livraria escolhendo seu caderno, Nils encontra uma mulher muito estranha, e que ele e Berit haviam visto de relance durante as férias. A tal mulher, se oferece para ajudar Nils a pagar pelo caderno, que ele acha muito esquisito porém não consegue recusar o dinheiro por não conseguir ter outra reação, abaixo o relato do próprio Nils:

Clique na imagem para vê-la maior


Logo, Berit descobre que a tal mulher mora em Fjearland e se propõe a segui-la e descobrir o que tem de misterioso nela. Numa dessas “espionagens” ela “furta” uma correspondência na casa da estranha mulher e descobre que ela se chama Bibbi Bokken, a carta endereçada a Bibbi por uma tal Siri menciona um sebo na Itália no qual que conteria livros raros (incunábulos valiosíssimos!) e também uma seção de livros que ainda não foram escritos! Exatamente isso que você leu, livros que ainda não foram escritos. E um destes livros se chama A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken!

Quando comecei a ler este livro, já guardava em mim muita expectativa pois o Jostein Gaarder é meu autor favorito, então o que esperar de seu autor favorito? Nada menos que uma obra literária memorável. E posso afirmar que o Divo Gaarder supriu TODAS as minhas expectativas!

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken conta de forma romanceada a história da criação do livro e do surgimento  da Biblioteconomia. É impossível não se impressionar e se apaixonar pelos personagens extremamente inteligente e sagazes Nils e Berit. Eles desenvolvem um meio próprio de investigação, e agem como detetives tentando desvendar o mistério que envolve Bibbi Bokken.

Para alguns este pode não ser um bom livro, pois ele não é uma história convencional. Como em todos os livros do Jostein, ele envolve em suas narrativas elementos históricos e filosóficos em meio a uma história de ficção. Porém, para mim esta é a sua mágica! É isso que faz com que os livros dele sejam tão maravilhosos! Você lê e aprende ao mesmo tempo, não é só mais uma história fictícia. A narrativa vai além, nos faz pensar e nos torna uma pessoa maior,  melhor e mais inteligente.

Se eu ficar aqui falando, só terei mil elogios a fazer, deixo porém um trecho do livro que amei, tirem suas próprias conclusões...

Clique na imagem para vê-la maior



Carpe diem! 

5 Comentários

  1. Oi, Biula! Tudo bem? Que livro misterioso. Gostei muito da tua resenha e do blog! Inclusive já comecei a seguir para receber todo o conteúdo.

    Você também lê contos? Estou me arriscando a escrever um e já postei o prólogo no meu blog. Espero que goste! http://bitly.com/1u3NP1Z
    Beijos, Mari.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li este livro, mas tenho muita vontade de ler alguma coisa do autor!

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e adorei. Sério me apaixonei. Recebi ele pelo plano de leitura da escola, logo de cara eu percebi que aquele livro Me levaria ao fantástico mundo da imaginação. Eu realmente super recomendo a leitura desse livro. Nele podemos aprender sobre a historia dos livros e viajar em um romance de investigação entre Berit e Nils. Sem falar n tal Bibbi Bokken ou Sr.Livros (assim chamavam os primos) que babava por livros como se fossem chocolate ou marzipã!!!

    Adorei o livro.Sua resenha é otima.

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Quais e as característica dos personagens

    ResponderExcluir