Ufa leitores chegamos ao final de mais um ano! E foram tantas leituras perfeitas não é mesmo?! Esse finzinho de ano traz um tormento para nós blogueiros, é a época na qual precisamos listar os melhores livros que lemos durante o ano. E isso nos deixa numa fria, porque como podemos escolher os melhores de tantas leituras perfeitas???

E quem disse que vida de leitor seria fácil estava redondamente enganado heheh!

Foi trabalhoso, este foi um ano de conhecer muitos autores nacionais, autores desconhecidos pela maioria, revelações da literatura, best-sellers, modinhas... Enfim, um ano bastante proveitoso em leituras. No decorrer de 2014, eu li 45 livros (cumpri minha meta, mas esperava ler mais =/), dentre eles separei 10 que realmente me marcaram, e eu quero então apresentá-los a vocês.


Que rufem dos tambores! Confiram agora o meu top 10! \O/

10.  Último Sacrifício - Richelle Mead

- Esse livro é suspeitíssimo a estar na minha lista, porque todo mundo que me conhece sabe o quanto eu amo Academia de Vampiros! Último Sacrifício é o sexto e último volume de AV, eu enrolei praticamente um ano para ler este livro porque eu não queria que esta série acabasse, aquele momento que você quer saber como termina, mas ao mesmo tempo sofre a dor da partida, foi assim que eu me senti em relação a este livro. Nele por fim ocorre o desfecho dos mistérios que envolvem Lissa Dragomir, e como finalmente fica a situação entre Rose e Dimitri *suspira*! O livro começa num ritmo fraco, mas com o desenrolar da história não dá pra fazer outra coisa a não ser ler, ler e ler!

9.  A Esperança - Suzanne Collins

 - Em 2013/2014 Jogos Vorazes virou modinha devido aos filmes lançados, eu li a trilogia até com certo preconceito devido este motivo. Então:

Gostei do primeiro livro (x) - Confere
Enlouqueci com o segundo livro (x) - Confere
Morri com o terceiro livro!!! (x) - Confere!

A Esperança tirou meu fôlego, me arrebatou completamente  durante a leitura. Mostra uma realidade totalmente diferente dos outros livros, nos deparamos com um ambiente de guerra, de morte e de perda muito maior em comparação aos anteriores. Mas o que realmente fez esse livro entrar pro meu top 10 foi seu final! QUE FINAL ERA AQUELE MINHA GENTE! Me arrepio só de lembrar. Se você não leu, leia e quem leu sabe do que estou falando!

8.  Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

- Daí a pessoa (leia-se eu) diz que adora romances policiais, mas ainda não tinha lido a primeira aventura de Sherlock Holmes! Tapa na minha cara, eu mereço  -.-" kkkkkkkk! Então, um amigo me emprestou Um Estudo em Vermelho com a promessa de ser um grande livro, e realmente foi! Eu amo romances policiais, Sherlock para mim é o rei deles (e como ele não é nem um pouco modesto, quem conhece sabe disso, ele sabe que é rei), mas de todos que já li, sério esse me impressionou demais! Que história! O mistério começou e foi ficando enrolado, e nada de ficar claro, quando de uma hora para outra, Sherlock desvenda! E quando eu lia o desenrolar fui ficando de boca aberta e pensando "G-zuis como assim?". Só digo uma coisa: Conan Doyle diva muitoooo nos romances policiais!

7. Amada Imortal - Cate Tiernan

- Eu li Amada Imortal por volta de Abril/Maio, estava passando por uma crise, nenhum livro andava me prendendo na leitura. Eu não conseguia ler mais de 5 páginas por dia. Mas tudo mudou quando peguei nesse livro! Sabe o que é você não querer nem comer pra poder continuar a leitura, e eu estava nesse nipe lendo Amada Imortal! E eu pensava "deve ter algum feitiço nesse livro, não tem explicação!" e realmente tinha um feitiço, e ele é: uma imortal cansada da vida louca e sem limites que levava procura uma "clínica de reabilitação", se envolve numa paixão maluca com um cara que já a tinha feito um mal no passado e descobre mais sobre si em poucos meses do que nos mais de 500 anos que já tinha vivido. Tem como não se render a esse feitiço?

6. Aura Clara e Outras Cores - Pablo Pereira

- Este livro é de um autor nacional e parceiro do blog, é um livro pequeno com 50 pequenos poemas em forma de prosa. Mas sabe aquele ditado que diz que "as melhores fragrâncias estão nos menores frascos"? Esse ditado se aplica totalmente a este livro! É um livro pequeno mas rico em sentimentos, detalhes e significados. Eu amei cada poema de Aura Clara! Durante a leitura foi como se alguns de meus próprios sentimentos estivessem ali, descritos em palavras que eu nunca consegui escrever, mas que vi nas palavras de outro. Sem contar no ritmo envolvente da leitura. Assim que li já sabia que ele entraria para meu top 10! Quer um bom livro para ler sob a sombra de uma árvore numa tarde ensolarada? Leia Aura Clara.

5. O Chamado do Anjo - Guillaume Musso

 - Mais um romance policial na minha lista. O Chamado do Anjo foi uma leitura recente, li em novembro, mas que merece entrar com louvor para minha lista dos melhores! Que livro bom! Este não é um romance policial tradicional, que gira somente em torno de desvendar um mistério. Neste livro, além do mistério tem romance! Duas pessoas fazendo papéis de detetives em busca de solucionar um problema em comum. Como a vida de dois personagens que nunca se viram, aparentemente estaria interligada? O autor nos faz dançar conforme sua música, somos seus marionetes nessa história, ele nos envolve de maneira tal que você não consegue largar o livro pra nada! Era um martírio interromper a leitura para sei lá, beber água, tomar banho kkkkkk! Ótimo livro, super recomendo!

4. Eleanor & Park - Rainbow Rowell

- Este foi um livro que muita gente me recomendou dizendo que eu amaria. Eu então comprei o livro as cegas, sem nem ler a sinopse. E para minha surpresa, ou nem tanto, eu amei o livro! Se tornou um dos meus queridinhos. É uma leitura tranquila, fluida que mostra o início e o desabrochar de um romance entre dois adolescentes. Mas não é mais um daqueles clichês bobocas da atualidade, é um livro que mexe com a gente, que coloca em palavras muito da atual realidade: a mãe que apanha do marido mas que não consegue ou tem medo de largar ele, de como há injustiças no mundo, do abuso sexual de menores... Eleanor & Park é um livro que principalmente prega a esperança, de que mesmo em meio a tantas coisas ruins pode nascer um amor verdadeiro, sólido e fiel. Um livro emocionante e lindo, recomendo a todos!

3. O Hobbit - J. R. R. Tolkien


- Ora, ora mas quem apareceu para mais uma aventura? Sr. Bolseiro! Veio se aventurar no meu top 10! O que dizer a respeito de Tolkien? Ele é simplesmente um dos gênios da literatura mundial, e permanecerá nesse posto por muito tempo! Eu adorei a leitura do Hobbit, a característica descritiva do autor deixa a história rica em detalhes, e proporciona mais liberdade à nossa imaginação para construirmos em nossas mentes as aventuras por ele descritas (e as ilustrações nos livros também ajudam heheh). É impossível não se apegar ao pequeno Bilbo, Gandalf e a Companhia dos Anões. Demorei nesta leitura, quase um mês para concluí-la, mas tive que aceitar o fato de que o universo de Tolkien precisa ser bem digerido, não dá pra ler corrido, são livros que devemos ir mastigando aos pedacinhos, sentindo seu sabor e só assim passar à próxima porção.

2. Na Jornada com Cristo - Max Lucado

- Eu não sei nem se tenho palavras para descrever meus sentimentos ao ler este livro. Ele é simplesmente maravilhoso! O autor nos mostra verdades contidas na Bíblia que eu nunca tinha parado para analisar. De uma forma simples ele nos mostra o quanto o amor de Deus é grandioso. Por vezes pintamos um Deus carrasco e distante, mas neste livro entendemos que Ele está perto, ele é nosso amigo e anseia para que andemos junto dele. O autor traz reflezões curtas, mas impactantes. Andar com Cristo por vezes não é facil, por vezes questionamos o porque de tudo, questionamos o sentido das coisas. O objetivo deste livro é ajudar o leitor a descobrir não só um sentido para sua vida, mas também a melhor forma de vivê-la, para que alcance sua tão sonhada realização pessoal. As meditações apresentadas pelo autor oferecem inspiração e força para enfrentar as subidas, descidas e estradas tortuosas que encontradas em nossa jornada. Um livro para ser lido várias vezes!

1. Extraordinário - R. J. Palacio

- Quando terminei de ler Extraordinário eu já sabia que ele seria o primeiro no meu top 10. Este é um livro que deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, faculdades, empresas, em todos os lugares onde se tem um aglomerado de pessoas. Sabe porque? Porque ele transmite uma lição valiosa de respeito e gentileza. "Ao ter que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil", uma frase simples mas que mudaria o mundo se posta em prática por cada um de nós. Este é um livro que te faz refletir, "como tem sido minhas atitudes para com o meu próximo?". O Auggie, protagonista da história, representa qualquer pessoa que já sofreu algum tipo de discriminação por ter alguma característica "fora do padrão imposto pela sociedade", mas a grande pegada do livro é que ele nos ensina que todos somos humanos independente das diferenças e que cada um merece respeito por ser o que é. Um livro maravilhoso. Se eu pudesse felicitaria a autora por ter tido a ideia tão incrível de escrever este livro. Palacio se eu pudesse te aplaudiria de pé! Este livro entrou pro meu top 10 não só deste ano, mas também para o Top 10 da minha vida!

Outros Destaques: Apesar de ter escolhido as melhores leitura do ano, gostaria de destacar também mais alguns livros que marcaram meu ano de leituras: Do Outro Lado do Muro da Marisa Rezende, também parceira do blog que escreve um livro lindo e sensível, Trilogia A Seleção que apesar de ser uma história um pouco boba me prendeu do começo ao fim, e também Seis Anos Depois do Harlan Coben, um romance policial escrito com maestria por quem entende. Grandes autores e grandes livros que também merecem destaque :)



Enfim leitores, este foi o meu top 10 deste ano, espero que tenham gostado! Já leram algum destes livros, acharam justo minhas escolhas? Deixe sua opinião *-*

Carpe Diem!

3 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é muito fofinho!

    Olá! Você foi escolhida por ter um blog muito lindo e fofinho
    retribua a gentileza clicando aqui: http://juliana-editions.blogspot.com.br/ (siga e comente):

    Espero que gostem dos selinhos, meninas e sigam as regras ao repassar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do Top 10, já li os livros: A Seleção e A Elite, continue trazendo novidades.
    Parabéns pelo blog, quando puder visite o meu: http://www.bloggestaodacarreira.blogspot.com.br/
    Abraços.

    ResponderExcluir