O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intríseca
Páginas: 365  

"O Circo chega sem aviso
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais.
Simplesmente está lá onde, quando ontem não estava.
As tendas imponentes são listradas de preto e branco, sem dourados ou carmesins. Incontáveis tendas de vários formatos e tamanhos.
Mas não está aberto ao público. Ainda não...
Um cartaz preto pintado em letras brancas pendurados nos portões diz:

Abre ao cair da noite,
Fecha ao amanhecer
Le Cirque des Rêves
O Circo dos sonhos..."

Agora você pode entrar!



Há tempo gostaria de ler este livro, mas tudo estava muito corrido, ou até mesmo o negligenciei adicionando outros livros à frente. Mas finalmente feita a leitura, devo admitir que deveria ter lido antes. O Circo da Noite é uma leitura encantadora e cheia de magia!

Há séculos um jogo é jogado (tsc, trocadilhos a parte), dois instrutores escolhem seus jogadores e os treinam para que se desafiem até a morte. Ano após ano tem sido assim. Jogadores são colocados numa arena onde se enfrentam até que somente um permanece de pé. Claro que não em combates físicos, mas combates mágicos!

Hector Bowen, é surpreendido quando em um belo dia batem em sua porta e lhe entregam uma menina, que diziam ser sua filha. A mãe havia cometido suicídio, e a única família da menina era ele. Conhecido como Próspero, o Mágico, Hector inicialmente a rejeita, mas posteriormente ele descobre que ela tem potencial para jogar seu jogo. Ela tem magia. E a mágica dela vem de si mesma, ela tem talento natural para exercê-la! Conhecemos então a primeira participante do jogo, seu nome, Célia Bowen.

Por outro lado Alexander procura o oponente de Célia, ele precisa encontrar alguém a altura que possa vencê-la. Após uma grande procura, ela vai a um orfanato e identifica um garoto, ele tem potencial para o jogo. Ele o leva de lá e começa a ensiná-lo a magia a sua maneira, através dos livros e dos encantamentos manuais. A magia de dele é aprendida, vem de livros, mas não há como dizer que é menos eficaz. O garoto se esforça para orgulhar seu instrutor, que por sua vez é sempre distante. Conhecemos então o segundo jogador Marco Alisdair.

Ambos são marcados por seus instrutores com uma magia antiga que os impede de desistirem do jogo. Mas desta vez as coisas serão diferentes! A arena não será tão convencional. Alexander instiga o Sr. Chandresh Christophe Lefèvre, a montar algo inovador, algo nunca antes visto. Lefèvre se empolga com a ideia e convida pessoas ilustres para partilha-lhes sua vontade de construir um circo, mas um circo diferente, único, com atrações tão singulares que pessoas do mundo inteiro viajarão somente para visitá-lo.
O Circo servirá aos propósitos de Alexander, ele será a arena desta vez. Alexander torna Marco assistente de Lefèvre. Ele estará em contato com tudo na “arena” e poderá jogar da maneira que achar melhor.

Em poucas semanas as plantas estão prontas, os detalhes acertados.
Começam as audições para se encontrar talentos únicos para compor o circo.
Uma garota aparece e se inscreve para concorrer a vaga de ilusionista, ao fazer sua demonstração ela garante a vaga com louvor, e Marco fica aturdido, a sua frente está, e ele não tem dúvidas, sua oponente. Célia Bowen, filha de Próspero, o Mágico!

O jogo começa, cada competidor vai acrescentando e controlando tendas e vários elementos do Circo, demonstrando seu poder. Intimidando um ao outro com mágicas fantásticas.

Porém acontece algo fora dos planos dos instrutores: Célia e Marco se apaixonam. Eles de certa forma começam a completar a magia um do outro em vez de se confrontarem.
Mas não é dessa forma que o jogo é jogado. Um precisa viver e o outro morrer. Eles estão selados, não há maneira de fugir, nem de abandonar o jogo sem que os dois morram. Ou ele é jogado, ou é jogado!

Mas o que fazer quando se tem que matar a pessoa que se ama?

Célia e Marco tentam encontrar uma saída, uma forma de escapar do jogo, mas será que vão conseguir?

Quando o jogo acabar, o Circo também acaba, seria justo acabar com a magia que encantou milhares de pessoas? A magia que fez crescer um grupo que se intitulavam de Rêveurs. Pessoas que amavam o circo e suas atrações, e o acompanhava onde quer que ele fosse.

Embarque nessas páginas de magia entre no Circo, explore as tendas. Admire a contorcionista. Perca o folego na tenda dos acrobatas.

O Circo da noite, é um livro complexo. Ele não segue uma ordem cronológica o que pode tornar difícil sua compreensão. As datas escritas abaixo dos títulos devem ser minuciosamente observadas para que se consiga ter um melhor entendimento. O espaço temporal de um capítulo para outro podem ser de anos. Estes detalhes quando não observador pode tornar a leitura difícil.

Mas tirando isto é um livro bem escrito, que não deixa nenhuma ponta solta! E eu procurei! Porque havia tantos detalhes que eu pensei que acharia alguma brecha, mas apesar de ter procurado não encontrei. Um ponto super favorável a história!

Os personagens são bem construídos, a história também. Mas demora muito para desenrolar, em algumas partes fiquei impaciente!

O Circo é um lugar encantador, os momentos que o mencionam são tão bem descritos, que por vezes me imaginei andando e visitando as tendas, assistindo aos espetáculos e sentindo o cheiro de caramelo do ambiente.

Por ser um livro de estreia, a autora escreveu uma estória acima das expectativas. Visualmente o livro é lindo e ganha facilmente muita gente pela capa,  o material é bom, a fonte é boa, e as ilustrações internas são lindas! Um livro literalmente encantador! Recomendo a leitura!


Nota: 4,5/5,0


Uma tristeza profunda ele não existir! T.T

Um Comentário

  1. Caramba! Fiquei sem fôlego apenas com a resenha e com uma puta vontade de ler o livro. Estou me aproximando da literatura de terror e estou gostando. Eu adoro livro sem uma ordem cronológica, pois, força o leitor a pensar e pôr em ordem a história. A ideia de colocar um circo macabro com uma disputa mágica até a morte é completamente original, o que me interessou ainda mais. Parabéns pela ótima resenha e por me deixar curioso. Agora estou na necessidade de mer a obra. Muito boa a resenha, pode continuar indicando mais livros de terror, não irei reclamar...rsrsrrs Abraços.

    ResponderExcluir