Saudações leitores!

O post de hoje é especial! Uhu O/

O Papo Literário teve a honra de ser convidado para participar do Blog Tour de comemoração ao lançamento do livro Anete Nariz de Chiclete, da autora Ronize Aline (conheça mais sobre ela AQUI)! O blog tour consiste em que o autor visite outros blogs literários contribuindo com algum tipo de conteúdo exclusivo relacionado ao livro ou a literatura e, ao mesmo tempo, divulgando seu trabalho.


A forma escolhida para o post no Papo Literário foi o Guest Post, nele Ronize dará à aqueles que almejam um futuro na escrita dicas preciosas para motivarem e nortearem seus projetos e anseios, confiram e anotem! Eu já li e reli diversas vezes porque tenho o sonho de um dia escrever um livro, quanto mais dicas melhor não é mesmo leitores?!

7 atitudes que novos autores deveriam cultivar

Vida de escritor pode parecer, para alguns, um tanto glamourizada, se levarmos em conta aquela pequena parcela que consegue grandes vendagens e forte exposição na mídia. No entanto, pouco se fala da dura caminhada, do quanto é preciso dedicar-se para conseguir um lugar ao sol. Neste post vou apresentar 7 atitudes que novos autores deveriam cultivar para construírem uma carreira sólida.

1.      Ter senso crítico: é comum o autor achar que seu primeiro livro vai revolucionar a literatura, ganhar prêmios e vender milhões. Algumas vezes pode ser verdade, e temos exemplos que mostram que essas coisas acontecem, sim. Mas na maioria das vezes um pouco de senso crítico o pouparia de futuras decepções. Até mesmo autores de sucessos já declararam que seus primeiros materiais jamais vieram – nem virão – a público (alguns chegam mesmo a queimá-los). Esses livros iniciais têm a importante função de lapidar a escrita para as futuras obras. Antes de O dono da Lua, meu primeiro livro infantil publicado, escrevi outros que permanecem e permanecerão inéditos, mas cumpriram sua função de deixar meu texto no ponto de publicar. Então, antes de enviar seu original para uma editora, tome uma boa dose de senso crítico e avalie se ele está mesmo no ponto para ser publicado. Se não estiver, não desanime. Continue escrevendo pois o próximo poderá ser aquele que irá revolucionar a literatura, ganhar prêmios e vender milhões.
2.      Fazer oficinas e cursos: um dos grandes mitos literários é que escritor já nasce pronto, não precisa aprimorar-se. Assim como qualquer outro ofício, há técnicas e métodos que auxiliam o escritor a realizar seu trabalho de maneira mais eficaz. Se ele dominar as ferramentas de trabalho ficará livre para criar à vontade. E a melhor forma de conhecer os meandros do seu ofício é fazendo oficinas e cursos. Tive o prazer de participar de oficinas ministradas por grandes escritores que, de forma generosa, compartilharam seu conhecimento e suas dicas valiosas. Sem elas, o caminho certamente teria sido muito mais difícil.
3.      Participar de eventos: não é apenas a oportunidade de encontrar aquele escritor do qual somos fãs que torna um evento tão interessante. Para quem deseja seguir carreira literária, há inúmeras vantagens em comparecer nas inúmeras festas literárias, bienais e outros eventos similares que pipocam pelo país. Escrevi um post no blog (http://www.ronizealine.com/2013/07/6-coisas-que-aprendi-na-flip.html) que mostra por que é fundamental frequentar eventos literários.
4.      Aceitar críticas: ter seu livro aceito por uma editora não significa que ele será publicado exatamente da maneira como você o apresentou. Não é raro que o editor sugira modificações em seu texto, tanto na escrita quanto no desenrolar da história. A visão ampla do editor permite olhar para a sua obra de forma contextualizada, relacionando-a com o mercado atual e outros fatores de influência. Muitos dos livros que consideramos geniais são fruto do trabalho do autor somado ao trabalho do editor. Por isso, quando o editor trouxer sugestões para melhorar o seu material, não seja arrogante e aproveite a experiência do profissional ao seu lado.
5.      Considerar a auto-publicação: graças às novas tecnologias, hoje há várias opções de ingressar no mercado editorial, inclusive abrindo mão de estar ligado a uma editora tradicional. Uma dessas opções é a auto-publicação, que nem sempre é bem entendida ou aceita pelos escritores. No entanto, com a auto-publicação você pode ter mais controle sobre o seu livro e, dependendo da plataforma utilizada, até mesmo sobre as vendas e promoções. A auto-publicação pode encerrar-se em si mesmo ou ser um primeiro passo para ser visto e ter seu trabalho conhecido. Há bons exemplos de autores que conseguiram chamar a atenção de editores graças à sua presença nos meios digitais (fiz um post falando em como ser descoberto na internet, http://www.ronizealine.com/2013/07/como-ser-descoberto-na-internet.html).
6.      Ser pró-ativo: a figura do escritor recluso é cada vez mais rara hoje em dia. O trabalho não acaba quando consegue assinar um contrato com uma editora, na verdade, está só começando. Nada de ficar parado, em casa, esperando que os leitores caiam no seu colo e a mídia venha correndo atrás de você. Nem  mesmo que a editora promova a sua imagem do jeito que você quer. Ela vai promover o seu livro mas a sua imagem, quem tem que se encarregar dela é você. Afinal, ela é o seu patrimônio. Estabeleça objetivos e ações para trabalhar a sua imagem e construir uma carreira duradoura.
7.      Manter um blog: essa atitude é uma consequência da anterior. Se você vai trabalhar sua imagem, é fundamental estar nas mídias digitais. E o primeiro passo, a base da sua plataforma online, é o blog. Esse é o seu reino, o seu domínio, onde você pode ser encontrado, ter controle sobre o material publicado, estabelecer conversas com seus leitores e futuros leitores, sua referência. E, afinal, nada melhor do que alguém que vive, ou quer viver, de escrita ter um espaço onde possa, além de exercitar o texto de forma regular, dar oportunidade de as pessoas conhecê-lo em ação.

Agradeço a Ronize por ter escolhido o Papo Literário para participar de seu projeto. Foi uma grande alegria para mim e uma experiência gratificante. São os meus mais sinceros desejos que você tenha muito sucesso em sua carreira de escritora e que seu livro seja soprado a todos os cantos do país. Incentivar a leitura as crianças é um trabalho nobre e lindo.



4 Comentários

  1. Oi, Fabíola!
    Eu é que agradeço por você ter aberto as portas do seu blog para mim. É um prazer estar aqui. Espero que as dicas sejam úteis para os seus leitores.
    Beijos,
    Ronize Aline

    ResponderExcluir
  2. Mais um ótimo texto com muitas dicas!

    Sucesso!
    www.aspiranteaescritor.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana essas dicas Biula. Eu acredito que todos temos capacidade de fazer qualquer coisa, basta correr atrás. Essas dicas ajudam a dar um norte para quem quer começar a escrever, isso é o bacana. Post bem legal. Gostei. Bjs

    Acessem: www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Show....me senti orgulhoso de ser aluno da Professora e escritora Ronize,no curso de jornalismo da Unicarioca....ela me impressionou na sala de aula,e impressiona fora dela,pela multiplicidade de talentos...parabéns....a ela e ao Papo literário....abração...

    ResponderExcluir