Saudações Leitores!

Hoje estou aqui não para resenhar livros, mas para comentar sobre um assunto polêmico no mundo literário: os livros digitais e e-readers!

E antes de tudo: sim eu admito, me rendi aos livros digitais!

Há quem não goste deles, e afirme:

"Eu prefiro pegar, cheirar, fazer carinho, sentir a textura do livro"

Eu era inteiramente a favor deste pensamento até que começaram os problemas de:

1) Falta de espaço (todo leitor sofre muito com isso!)
2) Falta de grana
3) Livros caros e decepções literárias
4) Muito peso na mochila/bolsa (principalmente quando li As Crônicas de Gelo e Fogo!)

Resolvi que procuraria um leitor de livros digitais (já que ler no ipad está fora de cogitação, meus olhos doem, muito mesmo com o mínimo de luz).

Meu irmão já é adepto deles há um bom tempo, ele se amarra no Kindle. Mas eu não curti muito pelo fato dele ter formato próprio da Amazon (.imob) que restringia muito o acesso aos livros digitais.

Pesquisando decidi por comprar um Kobo, era o mais acessível no momento. Momentos antes de concluir a compra chega em minha caixa de entrada um email anunciando o lançamento do Lev o E-reader da Saraiva por um precinho muito bacana (sem luz de led por 299). E mesmo não sendo fã desta livraria eu resolvi comprá-lo!

E para o meu grande espanto EU AMEI!!! Ele tem um design muito bonito, já vem com vários livros para você baixar de graça na livraria da Saraiva (dentre eles veio 12 Anos de Escravidão que eu queria muito ler *-* ), 4gb de memória e formato aberto para que o leitor possa colocar, via cabo usb, livros nele (epub, pdf).



Inicialmente ele era um pouco lento, maaas a Saraiva lançou uma atualização que o deixou bem mais rápido e eficiente.

Estou adorando a experiência de ler ebooks, sei que JAMAIS abandonarei meus livros físicos  (porque é muito amor por eles), mas gostei muito de ter aberto minha mente para este novo leque de possibilidades! Recomendo a todos que se abram aos novos rumos que a literatura tem tomado! O que não pode parar é nossa paixão pelos livros (independente do formato!)

Então, minhas notas para o Lev são:

Acessibilidade: 8,5
- Apesar da atualização te-lo deixado mais rápido ele trava as vezes e dependendo do conteúdo da página (se tiver desenho por exemplo) ao passar para a próxima, a tela fica "manchada" limpando com o passar das próximas páginas.

Peso: 10
- Ele é super levinho e fininho, cabe em qualquer parte da bolsa/mochila. Não incomoda em nada carregá-lo.

Armazenagem: 10
- Os quatro gigas disponíveis são suficientes para armazenar muitooos livros (em formato epub) e também é possível a expansão por meio de cartão de memória.

Tela: 9,0
- A tela é bem sensível ao toque, mas as vezes demora para passar algumas páginas.

Desing: 10
- Ele tem um aparência muito bonita e moderna

 Capas e Acessórios: 4,0
- Siiiim uma nota muito baixa! As capas para o Lev são muito caras! E pelo material não vale o preço que é! #ProntoFalei



É isso espero que tenham gostado do post! Até o próximo!

Carpe Diem!

4 Comentários

  1. Sabe... também participei dessa marcha: "Eu prefiro pegar, cheirar, fazer carinho, sentir a textura do livro" Mas depois de perceber a realidade, de que sou pobre, (haha!) acabei me rendendo ao e-reader da Kobo que tenho até hj. Eu super indico pra todo mundo que lê, principalmente meus amigos que constumam comprar livros só pela net, ja que é mais barato. Vale muito mais a pena doq simplesmente esperar chegar em casa, pois no caso do leitor digital, basta um clique e pronto! Isso sem falar da acessibilidade de poder levar pra qualquer lugar vários livros ao mesmo tempo. Virou quase que uma mania pra mim... pra todo lugar levo ele! Meu eterno companheiro de viagem =)
    www.minhaestantedecasa.com.br www.minhaestantedecasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu também estou nessa vibe dos livros digitais! Comecei a desapegar dos meus livros físicos, já vendi alguns e doei outros. Quero ficar apenas com aqueles que eu amo muito. O Kobo era minha primeira opção de ereader, porém quando eu iria comprar foi a semana de lançamento do Lev, daí não resisti a novidade, eu amei demais! É minha biblioteca ambulante, onde vou posso ler o livro que quiser e não estar restrita a ter quer carregar apenas um na bolsa. É ótimo! Maravilhoso! *-*
      Agradeço sua visita Alisson! *______________*

      Excluir
  2. Olha, eu também era adepta dos livros físicos, mas já os deixei para trás a uns 3 anos... Passei a le-ĺôs em PDF pelo o computador mesmo, até pq os livros que eu queria ler eram em inglês, então eram mais acessiveis para mim em formato digital. Daí, a 1 ano atrás, eu comprei um tablet da sansung e hj só leio pelo o app aldiko. Acho ótimo. Sinto saudades dos livros físicos de vez em qnd, mas não tem jeito a praticidade e o bolso falam mais alto. Quando é umnlivro que eu tenha gostado muito, eu vou lá e compro o físico pra guardar, mas é raro eu fazer isso.

    bjos, Carla
    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, eu sempre amei os livros físicos, quando comecei a tentar ler ebooks foi pelo computador e ipad. Eu até consegui terminar alguns livros mas o brilho da tela incomodava muitos meus olhos pq eu tenho miopia e quando eu parava a leitura minha visão ficava muito embaçada. Daí resolvi deixar os ebooks pra lá e danei a comprar livros, e quando não tinha mais espaço mesmo resolvi comprar um ereader e foi uma das minhas melhores escolhas! Como a tela não tem brilho nenhum e nem luz não agride minha visão. Amo o Lev, eu ainda tenho muitooos livros físicos (quase 500) mas aos poucos tenho me desapegado, já vendi alguns e dei outros. Quero manter somente aqueles que eu ame muito. Agradeço sua visita! Bjos!

      Excluir