Saudações estrelares meu caros leitores!

Hoje vamos mergulhar no mundo investigativo de Alma Cervantes! Um grupo de amigos, um local, um assassinato, um mistério a resolver. Estes são os elementos que norteiam este romance. Com nítida influência de Agatha Chistie e Conan Doyle, o autor nos surpreende com essa história fantástica.



Livro: Se Arrependimento Matasse
Autor: Alma Cervantes
Páginas: 246
Editora: Novo século
Nota: 5/5


Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.

Resenha: Um grupo de amigos que não se viam desde o tempo da escola conseguem finalmente marcar um encontro. Alex revela a seus amigos Alice e Rebeca que seus pais eram donos de um hotel, e que eles poderiam passar alguns dias lá para matar a saudade. Os pais de Alex também estariam presentes no local para um encontro de negócios. Era uma oportunidade perfeita para que todos se reencontrassem.

Tudo estava indo muito bem, os hóspedes se conheceram, tiveram um jantar que a princípio começou tenso mas que logo se tornou agradável. Após o jantar resolveram jogar cartas, além dos três amigos permaneceram Dante, um professor de matemática, e Frederica, uma mulher bonita e misteriosa.

Após o jogo todos seguiram para seus quartos, quando em um momento ocorre um corte de energia. Todos ficam alarmados, e quando a energia retorna vem o choque: Victor o cozinheiro está morto no chão da cozinha! Assassinado!

"Ficaram sem palavras diante de tal fatalidade e a reação de cada um foi imediata. Alice desviou o olhar instantaneamente e permaneceu assim por algum tempo; Rebeca tampou sua boca com as mãos e seus olhos encheram-se de lágrimas; Alex olhava diretamente a cena, expressando compaixão e raiva por tal coisa ter acontecido ao cozinheiro."

Instala-se um pandemônio, há um assassino na redondezas ou entre eles. A linha do telefone está cortada, não há como chamar a polícia e uma chuva torrencial com uma névoa muito espessa impede qualquer um de sair do hotel. Dante tenta encarar a chuva, mas quando chega ao estacionamento todos os carros estão sabotados. A única opção é permanecerem juntos e esperar que a chuva passe.

A revelação de um detetive...

Frederica então toma as rédeas da situação, e sem dizer isso com palavras começa a fazer um papel de detetive. A mulher começa a interrogar cada pessoa, recolhendo dados e informações para a possível solução do mistério.


Minha opinião: Sempre que começo a ler um livro de investigação eu costumo ir colhendo argumentos e tentando logo de início saber quem é o culpado. E não seria diferente com Se Arrependimento Matasse. Antes de ler este livro eu tinha lido Um Estudo em Vermelho e achei que minha mente estava aguçada para mistérios e que eu resolveria este antes da metade do livro. Ledo engano. Todas as minhas suspeitas passaram muito longe do real culpado.

Eu fiquei muito surpresa com o desfecho do livro! Eu não esperava mesmo! O livro se desenrola em uma serie de interrogatórios feitos por Frederica a cada um dos presentes no hotel, e aparentemente nem eu nem a detetive estávamos obtendo nenhuma revelação com os fatos descritos pelos personagens. Outro engano meu Frederica já tinha solucionado o problema enquanto em minha cabeça só havia dúvidas e especulações.

Geralmente sempre tenho algum ponto negativo a ressaltar nas resenhas, mas para este livro não tenho nenhum! A escrita foi perfeita, uma linguagem culta (clássica dos romances policiais) usada pelo autor trouxe mais consistência e propriedade a história. E mesmo tendo este tipo de linguagem, o autor soube escrever de forma que a história prendesse o leitor, eu li o livro em apenas 3 dias! A história não saía a da minha cabeça, e eu não descansei enquanto não tinha chegado a ultima página e lido o desfecho para o mistério.
Meu post no instagram, quando eu estava tentando estudar mas não conseguia largar o livro!

Os personagens foram bem descritos na medida do possível, já que o foco do livro não eram a vida de cada um e sim a resolução do crime. Gostei disso, o autor não se perdeu detalhando coisas desnecessárias e foi sempre direto ao ponto.

A explicação para o título vem ao final do livro, e torna bastante claro porque foi esta a escolha para nomear o livro. Gostei bastante da linha de raciocínio do autor e do modo que ele levou a história.

Diante disso, só posso pedir que leiam o livro! E se surpreendam com essa história! É genial, imprevisível e envolvente!

Selo de Parceria com o Blog.

Carpe diem!

Um Comentário

  1. Adoro as suas resenhas Biula, e com essa não foi diferente! Parabéns :D

    Beijos,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir