Saudações Leitores!

A resenha de hoje está recheada com intrigas, paixões, aparências... O que um homem faria se uma mulher linda e charmosa o assediasse seguidamente? E o que uma mulher faria se seu marido fosse assediado por outra mulher, e ainda por cima cedesse aos encantos dela? Neste contexto é que se passa história deste livro, mas antes que leia esta resenha ou abra o livro saiba: nem tudo é o que parece! Quero que conheçam o livro Aparências do autor Nacional Luis Madureira! O/

Meu exemplar de Aparências

Livro: Aparências
Autor: Luis Madureira
Páginas: 214
Editora: All Print Editora
Ano: 2012
Nota: 4/5

Minha opinião:

Inicialmente o livro apresenta dois dos personagens principais Joaquim, mais conhecido como Juca, e Silvia, mais conhecida como Silvinha. Juca e Silvinha são casados, eles se conheceram em uma balada e a química entre eles foi imediata! Juca sentia uma atração sexual muito grande por Silvinha o que fez com que as coisas fossem apressadas, e eles se casaram. Mas desde o inicio, o casamento deles foi algo muito conturbado, pois Silvinha tendo conhecimento de que sua aparência chamava a atenção, tinha sempre atitudes expansivas e exibicionistas.

Certo dia, Juca encontra Carlos um amigo da faculdade, eles passam horas conversando e decidem marcar um encontro de casais: Juca e Silvinha, Carlos e Bibi, Nando e Val. No dia do tal encontro as coisas começam a ficar quentes! Silvinha aparece com um mini vestido super chamativo, e sem nenhum pudor começa a dar em cima dos dois amigos de Juca diante de todos inclusive de seu marido e das respectivas esposas. Deste encontro é possível de antemão perceber que as coisas não terminariam nada bem. O encontro termina com um clima tenso e pesado. Juca e Silvinha tem uma briga feia na volta pra casa.

Após este episódio, Silvinha começa a arquitetar um plano. Juca faz constantes viagens devido a seu trabalho. Silvinha se sente só, e também sente raiva de Juca pela forma com que ele a obrigada viver. Ela então decide que vai se separar de Juca, mas antes, antes ela vai brincar um pouquinho...

“- Não quero ficar a semana toda sozinha.                                         - Faça alguma coisa para se distrair. Quando eu chegar a gente conversa, está bem? Eu prometo.                                                          Em sua casa Silvinha seguia sentada na mesma poltrona de onde havia feito a ligação para Juca. Com uma das mãos segurava o telefone e com a outra um pedaço de papel com alguns números de telefone e emails. Ela olhava para o papel e parecia pensar para quem faria sua próxima ligação (...). Eu vou me distrair mais do que você imagina – pensou ela. “

Ele arma dois planos, um para Carlos e outro para Nando. E qual não é nossa surpresa (surpresa mesmo?) eles caem como patinhos direto nos braços de Silvinha. Tendo com ela sessões de pura luxúria sexual, como nunca tiveram com suas esposas. Esposas que eles consideram serem pessoas decentes e super de bem que jamais aceitariam fazer coisas tão loucas como as que a Silvinha faz!

A partir daí as coisas pegam fogo! Fogo em todos os sentidos! A trama se enrola cada vez mais, até que um dia Silvinha aparece morta! Quem matou Silvinha? Um marido traído, duas esposas traídas, dois maridos que perceberam ter ameaçado seus casamentos? Você leitor arriscaria algum palpite?

Aparências foi um livro diferente para mim. Eu já li livros de todas as formas e jeitos, mas o modo como o Luis (Madu para os íntimos hahahá!) narrou este livro foi para mim algo novo. Por vezes senti como se estivesse lendo o enredo de uma novela. Aparências é cheio de tramas e intrigas, e nada realmente é o que parece. A cada página os personagens nos surpreendem e cada capítulo deixar o leitor mais intrigado.

Os personagens foram bem construídos, embora tenha percebido o aprofundamento de personalidades mais em uns do que em outros. A escrita é impecável e a linguagem é coloquial, o que fez com que o livro tenha aquele toque de continuidade, ou seja, nos dá a sensação de não querer parar de ler enquanto não desvendarmos o mistério! Tamanha é esta impressão, que li este livro em apenas três dias.

O final foi bastante previsível, mas também surpreendente. Como pode isso acontecer? Bom, foi nítido perceber o desfecho, mas o modo que aconteceu, esse sim foi surpreendente! Foi chocante ver até onde a frieza do ser humano e a necessidade de manter as aparências, é capaz o levar.

Quanto a capa do livro, achei que não condiz com a história, apesar de ser apropriada ao título. Acho que o autor deveria ter escolhido melhor a ilustração da capa.

No mais recomendo muito a leitura. O Luis Madureira é um autor nacional, com bastante potencial de escrita e que merece nosso apoio e carinho. Aparências tem uma escrita que nos aproxima dos personagens, é como se fossemos um personagem do livro, que ao invés de participar da história, estamos ali como ouvintes dos segredos mais sórdidos de cada um. O autor conseguiu colocar a trama de forma digamos que, dotada de proximidade com a realidade, isso faz com que a história fosse para o leitor como um “caso” que as vizinhas param pra discutir nas esquina do tipo “você viu o que aconteceu com fulano? Vi menina, a mulher dele estava toda toda pro lado do ciclano” ahuahuhauhauhauhu! Eu simplesmente adorei! 

Sobre o autor:




Nascido em Jan.1956, formou-se em Economia pela Faculdade de Economia São Luís e cursou MBA pela Business School São Paulo e Universidade de Toronto. No setor industrial, ocupou posições executivas em empresas multinacionais no Brasil e no exterior. Em 2011, incentivado por parentes e amigos, iniciou sua carreira como escritor, tornando-se autor da série AWARD.

Gostou de algum livro? Saiba como adquirir seu exemplar aqui: 

Selo de Parceria com o Blog


Carpe Diem!

Um Comentário

  1. Olá Bilula, primeira vez aqui no seu blog e ahhhhhh, vi os livros do Vianco ali gente. kkkkkkkk. Bom não conhecia a obra nem o autor. Pere aí, essa capa tá totalmente errada, coitada a menina morre gente, deveriam colocar uma capa mais chamativa, pois a história me parece ser muito boa. Tem post novo lá no blog, passa lá.

    Abraços,
    J. A. Santos

    http://j-a-santos.blogspot.com

    ResponderExcluir