Saudações Leitores!

A resenha de hoje está extraordinária, não pelo fato de estar fenomenal, mas sim por falar de um livro que é Extraordinário. Quero que conheçam August Pullman, Auggie, um garoto de dez anos que através de sua simplicidade e inteligência consegue alcançar e cativar todos à seu redor, inclusive nós leitores. Um livro cheio de lições valiosas, que de uma forma sutil toca nossos corações e nos faz olhar com outros olhos para o maravilhoso milagre que é a vida.


“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” Extraordinário, p.55.
Título Original: Wonder
Título em Português: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Nota: 5/5

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Minha opinião:
O livro Extraordinário faz jus ao nome, começando pela parte física: o livro tem um material ótimo e resistente, as ilustrações são bem feitas, revisão impecável e as duas capas que foram lançadas no Brasil são perfeitas.

Primeira Edição de Extraordinário

Segunda Edição de Extraordinário


O livro é narrado em primeira pessoa e dividido em oito partes. Cada parte possui vários capítulos curtos que torna a leitura rápida e fluida; são narradas, respectivamente, na perspectiva de: August, conhecido por todos como Auggie, Via (irmã de Auggie), Summer (amiga de Auggie), Jack (amigo de Auggie), Justin (namorado de Via) e por Miranda (amiga de infância de Auggie e Via). 
Em cada parte os narradores descrevem como suas vidas, de alguma maneira, foram mudadas depois que conheceram August.


Adentrando na história...

August nunca foi à escola devido ao fato de ter nascido com uma doença rara que deformou seu rosto. Ele já nasceu assim. Ele é considerado um milagre da medicina por ter sobrevivido.  Por seu rosto ser deformado ele teve que passar por várias cirurgias plásticas para que a deformidade não atrapalhasse seus sentidos, e mesmo após as várias cirurgias, Via o descreve assim:
“Os olhos dele ficam cerca de dois centímetros abaixo de onde deveriam estar, quase no meio das bochechas. São caídos, formando um ângulo acentuado, quase como se alguém tivesse aberto duas fendas diagonais em seu rosto, e o esquerdo é claramente mais baixo que o direito. As pálpebras superiores ficam sempre meio fechadas, como se ele estivesse adormecendo. As inferiores são tão caídas que até parece que um fio invisível as puxa para baixo. Ele não tem sobrancelhas nem cílios. O nariz é desproporcionalmente grande para o rosto. A cabeça é afundada nas laterais no lugar onde deveria estar as orelhas. Ele não tem maçãs do rosto.” Extraordinário, p.95.
August então é questionado por seus pais se ele não gostaria de começar a frequentar a escola. De inicio ele não quer de jeito nenhum. Ele sabe como é crescer sendo rejeitado pelas crianças, sendo maltratado, zombado. E ir a escola é como se ele fosse uma ovelha andando para o matadouro.

Mas ele decide ir.

Ao começar a frequentar a escola ele passa pela fase da estranheza, ninguém está acostumado com alguém com um rosto tão diferente. Alguns pensam que ele se queimou em algum incêndio, outros que ele é portador de necessidades especiais. E Auggie precisa provar que ele não é nada disso, ele é apenas um menino normal que teve a infelicidade de nascer com um rosto deformado.

No primeiro dia de aula, na hora do almoço, Auggie se senta sozinho no refeitório, logo é surpreendido por uma garota chamada Summer, que se senta com ele. Eles começam a conversar e se tornam amigos. Summer senta-se com ele no início por que fica com pena de vê-lo sozinho, mas logo descobre que fez uma boa escolha, Auggie é divertido e inteligente e nasce ali uma bela amizade. Auggie também se torna amigo de Jack Will, um menino brincalhão capaz de fazerem todos rirem. August, Summer e Jack se tornam grandes amigos.

Mas nem tudo são flores, na mesma escola tem um garoto chamado Julian, o típico popular do colégio que zomba todo mundo, tem amigos fortões e se acha a azeitona da empada. Ele começa a implicar com Auggie, fazendo piadas de mal gosto, até espalhando uma “brincadeira”  chamada de “a praga” onde ele dizia que qualquer pessoa que tocasse no Auggie tinha alguns segundo para se levar ou pegaria “a praga” que estava nele.

Aos poucos, depois de muitos acontecimentos Auggie vai conseguindo provar a todos o seu valor, ele vai cativando todos a seu redor, e chega um momento em que todos reconhecem que ele é um menino extraordinário.

“Grande é aquele cuja força consquista, mais coracções pela atração do próprio coração. Extraordinário, p. 306.

Extraordinário entra para o meu rol de “livros que mais me tocaram”, com uma escrita simples e cativante este livro nos leva a pensar no modo como vemos a vida e como tratamos as pessoas. Me veio a memórias todas as vezes que zombei de alguém por causa de algum defeito físico, e eu me perguntei “o que será que tal pessoa sentiu quando eu disse isso ou aquilo?” e sinceramente me envergonhei de muitas coisas que fiz.

E quantas vezes me disseram coisas que fizeram com que eu me sentisse diminuída e arrasada por dentro? Extraordinário nos faz pensar nisso, em como temos tratado as pessoas. E acho que esse é o objetivo do livro, conscientizar os leitores de que cada um precisa ser respeitado em suas peculiaridades, “só se vê bem com os olhos do coração, o essencial é invisível aos olhos."

O livro também enaltece o valor da família, o quanto é importante na vida das crianças o cuidado dos pais e o companheirismo do irmãos. Também ensina o quão valiosa pode ser uma amizade verdadeira, que se preocupa com o bem estar do próximo e não apenas com seu próprio bem. Extraordinário nos mostra que, independente de onde que que seja, sempre haverá conflitos no ambiente familiar, mas também mostra que com amor tudo pode ser vencido ou superado.

Então só posso indicar a leitura deste livro! Ele é demais, vale cada centavo! Tenho certeza que muitas e muitas pessoas se tornaram seres humanos melhores após esta leitura. Eu me tornei.

“Se cada pessoa tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor. E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.” Extraordinário, p.303.

4 Comentários

  1. Você vê diferença entre a primeira e segunda edição além da capa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo diferença alguma, embora eu achei a primeira capa (a branca) muito mais bonita que a azul. Não sei porque não vendem mais a capa branca =/
      Você conseguiu perceber alguma diferença???
      =*

      Excluir