Saudações leitores!

A resenha de hoje está repleta de Angústia! Ahuahuahua, isso mesmo que vocês leram Angústia! Este livro é uma das edições do clássico Louca Obsessão escrito pelo divo Stephen King em 1991, que foi lançado este ano em nova edição pela Suma de Letras com o título Misery. Conheçam Paul Sheldon e Annie Wilkes e entre comigo nessa Angústia!

Li Angústia em ebook.


Título: Angústia
Autor: Stephen King (Divo!)
Editora: Última edição pela Suma de Letras
Páginas: 326
Nota: 5,0/5,0

RESUMO E RESENHA:
“fannnnnumer ummmmm fannnnn umer ummmmm. Isto ressoa: mesmo no nevoeiro”

O livro começa quando Paul Sheldon acorda de um coma em um local onde ele não conhece. Ele é um escritor muito famoso de uma série chamada Misery (que tem por personagem principal uma mulher tratada por este nome) e que se tornou um grande best-seller. Aos poucos quando sua mente se torna menos nebulosa, ele vai se lembrando que tinha terminado de escrever seu novo livro, um livro que ele realmente gostou de escrever. O livro que demorou dois anos para concluir e que seria um novo sucesso. Mas ao comemorar, Paul toma uns drinques e acaba capotando o carro. Agora ele não sabe onde está nem como escapou e nem como chegou àquele lugar.

Logo conhecemos sua "salvadora": Annie Wilkes! E seria muita coincidência se ela fosse obcecada pela série Misery? Não, claro que não, não existem coincidências! Annie é apaixonada pela série, pelo Paul e considera-se a fã número um dele. Ela está lendo o último livro da serie quando tem a sorte de salvar Paul de uma morte dolorosa e terrível. Agora ele se encontra em um quarto de hóspedes na casa de Annie com a bacia deslocada e o joelho esmagado.

Annie aos pouco vai revelando a ele o que ela foi e é, e Paul descobre que ela é uma enfermeira afastada e que por este motivo tem um estoque de remédios proibidos em sua casa. Ela ministra a ela doses de um remédio chamado Novril que acalma as terríveis dores que ele sente da cintura para baixo, mas ele logo constata que o remédio é altamente viciante e que suas doses, geralmente 3x ao dia, são o suficiente para fazê-lo se tornar terrivelmente dependente do Novril.

“A dor localizava-se em algum lugar abaixo dos sons, à esquerda do sol e ao sul dos seus ouvidos. E isso era tudo o que realmente sabia. Mas  algumas  vezes  esses  sons  diminuíam —  assim  como  a  dor —  e permanecia  apenas  o  nevoeiro.”

Como eu tinha dito antes, Annie estava lendo o último da série Misery. Um dia Paul está na cama, esperando que Annie lhe trouxesse o remédio, mas ela entra no quarto completamente louca e furiosa chamando-o de trapaceiro. Ele logo descobre o motivo de tanto alarde: Misery morre no último livro e Annie havia acabado de descobrir isso. Ela não se conforma e exige que Paul escreva um livro que traga Misery de volta.

Neste momento Paul enxerga que é prisioneiro de Annie e de Misery. E sabe que para sobreviver ele precisa trazer de volta a personagem que ele quis tanto enterrar. Ele começa então a escrever A Volta de Misery. Para ganhar tempo e procurar uma maneira de fugir. Ele sabe que nada bom poderá lhe ocorrer estando debaixo do mesmo teto que Annie Wilkes e sua louca obsessão. Ela não admite ser contrariada, e usa métodos terríveis de persuasão para conseguir o que quer.

Paul corre contra o tempo! Ele sabe qual será seu fim, mas ele é um escritor, sabe como inventar e alterar histórias.

"Eu não sei se Deus vai ajudar ou atrapalhar, mas sei de uma coisa: se você não der um jeito de ressuscitar Misery de um modo que Annie possa acreditar, ela vai matar você."

Leitores! Nenhuma outra palavra descreveria tão bem esse livro quanto a do título que ele leva: Angústia! Eu lhe desafio a ler este livro e me dizer que em nenhum momento você não se espantou com Annie Wilkes. Li este livro com uma amiga, e quando íamos comentar alguma parte só sabíamos dizer “A Annie é louca” a maioria de nossas conversas começavam assim hahahá!

Eu não poderia esperar menos do mestre que é Stephen King. Um livro muito bem escrito, que não deixa nenhuma ponta solta. Um livro capaz de te prender desde a primeira página e só te soltar na última. Um livro capaz de impressionar qualquer leitor! (King sou sua fannnnn umer ummmmm kkkkk, mas não estou sendo puxa saco, só falo verdades ;D).

Annie força Paul a escrever A Volta de Misery, ela não aceita que sua personagem preferida simplesmente morra. A cada capítulo que Paul escreve, Annie confere, e ele se esforça para agradá-la, pois suas reações, quando contrariadas, não são nada convencionais. E Paul sente medo dela, muito medo. E isso para ele é humilhante, sua situação: estar preso em uma cama, sem a minima capacidade de locomoção, morrendo de medo de uma mulher que tem o humor totalmente bipolar e que pode ser extremamente cruel quando fica brava.

King tem uma facilidade enorme em prender o leitor. Que outro autor poderia escrever um livro com 326 páginas que se passam praticamente dentro apenas um quarto tendo cerca de 90% de diálogos envolvendo apenas duas pessoas, e que prenda sobremaneira o leitor? Comparado com outras obras Angústia é um pouco mais leve, se tratando de cenas cruéis, mas ainda assim é  muito angustiante. E já ouvi falar de pessoas desavisadas que largaram o livro quando Annie mostrou suas garras pela primeira vez heheh.

Angústia é um terror psicológico, neste livro King sai da esfera sobrenatural para adentrar na crueldade/maldade humana e nas concepções de uma mente doentia, que não enxerga nada além daquilo que se queira ver. King também procura apresentar até onde as pessoas podem se sujeitar com sua busca pela sobrevivência. Uma narrativa capaz de arrepiar até mesmo aqueles que já estão acostumados ao terror!

E me esforcei muito, muito mesmo para não dar nenhum spoiler e não falar nada que comprometa sua leitura, mas preciso deixar estes trechos para vocês.

Clique na imagem para
Vê-la Maior


LEIAM! ANNIE WILKES ESPERA POR VOCÊS!



Deixe um comentário