Gaiman, Neil. Coraline. São Paulo: Editora Rocco, 2003. 160p. Título Original: Coraline.

Coraline é mais uma obra de ficção do super escritor Neil Gaiman.
“Comecei a escrever meu primeiro livro infantil há mais de dez anos. Era para minha filha Holly, que tinha cinco anos há época. Queria uma garota como protagonista, e gostaria que ela fosse surpreendentemente assustadora. Parti daí para escrever uma história sobre uma heroína chamada Coraline. Achava que a história teria cinco ou dez páginas, no máximo, e tinha, na verdade, outros planos para o desenvolvimento da trama. Quando as pessoas começaram a lê-la, no entanto, descobri que era uma história de aventuras para as crianças, mas que provocava pesadelos nos adultos.Coraline é o livro mais estranho que escrevi, e o que levei mais tempo para fazê-lo, mas também é aquele do qual mais me orgulho.” - Neil Gaiman

Neil Gaiman
O livro começa quando Coraline Jones e sua família mudam para uma casa bem grande e antiga. Devido ao tamanho, sua família possuía apenas uma parte da casa, o resto era ocupado por outras pessoas: duas irmãs gêmeas, a senhorita Spink e a senhorita Forcible que um dia já tinham sido atrizes,  e um velho maluco que insistia em dizer que treinava um circo de ratos (mas não deixava que ninguém visse o circo rs).

Coraline é uma jovem agitada e que tenta ao máximo chamar a atenção de seus pais, pergunta-lhes o que tem para fazer na casa, eles por sua vez mandam que ela faça as atividades mais diversas como por exemplo “contar todas as portas e janelas da casa”.

Com sua curiosidade e gosto pela exploração, Coraline encontra uma portinha num quarto e ao atravessá-la encontra uma casa igualzinha a sua, com pais iguaizinhos aos seus, mas existem algumas diferenças: a casa parece mais colorida e mais viva, seus pais lhe dão toda a atenção que pede, e o detalhe mais sinistro: eles possuem dois botões no lugar dos olhos!

Coraline, gosta muito da nova casa, e sua outra mãe lhe diz que ela pode ficar lá com a única condição que ela costure botões no lugar dos olhos. A garota que é super esperta logo percebe que tem algo de errado com seus outros pais e a outra casa, e logo começa uma longa “batalha” em busca de salvar seus pais verdadeiros e fugir daquilo que diz ser sua outra mãe!
~~~~~~ 
Coraline é um livro sombrio e fantástico, possui o poder de prender o leitor  do começo ao fim, e apesar do autor ter escrito o livro para crianças posso afirmar que ele agrada muito mais aos adultos do que aos pequenos de fato. Os personagens são bem construídos e suas personalidades se aprimoram com o passar das páginas.

O livro possui todos os elementos que levam o leitor a uma viagem incansável pelas páginas: uma personagem cativante e esperta, uma vilã que não mede esforços para alcançar seus objetivos; um animal (um gato) folgado porém, essencial para o desenvolvimento da história e coadjuvantes que tornam tudo mais divertido!

Confesso que comecei a ler este livro com bastante expectativas, primeiro porque amo Gaiman (ele é um dos meus autores favoritos) e porque eu já tinha visto a animação (e sempre espero que o livro seja melhor). O autor mais uma vez não me decepcionou! Eu não conseguia largar o livro, e li tão rápido que senti saudades logo após a última palavra.

Como é característica de Neil Gaiman, ele usa muitos simbolismos em seus livros, sendo entendido por alguns até mesmo como mensagens subliminares. O autor utiliza situações para transmitir mensagens assim como nas fábulas. Em Coraline não é diferente. Gaiman critica abertamente a conduta de muitos pais que não dão atenção devida a seus filhos, que podem acabar sendo levados para o lado do mal em vários aspectos.

Porém, o que mais gostei no livro foi que o autor demonstrou através da pequena Coraline, que mesmo quando as coisas más conseguem nos alcançar, temos força e inteligência suficientes para vencê-las através do amor, e foi muito assertivo a citação inicial do livro:
Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton).
E eu sempre tento fazer uma resenha curta, mas é muito difícil falar pouco sobre livros que nos enchem a cabeça e o coração. Até a próxima leitores!

Nota: ☆☆☆☆☆

Carpe Diem!




2 Comentários

  1. Acabei de conhecer este livro e despertou minha curiosidade..
    bjs

    Febre de livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neil Gaiman sempre desperta nossa curiosidade, ele tem uma escrita que nos leva a muitas reflexões. Não perca tempo leia o quanto antes! :)

      Obrigada pela visita Maria Cecilia, seja sempre bem-vinda!

      Excluir