Boa noite, meus caros blogueiros!

           Bom, eu tive que fazer uma reflexão sobre o filme Cidadão Kane para a minha aula de Introdução a Comunicação. O filme é um clássico mas eu nunca tinha assistido e quando fui ver voi'la! O filme é genial !!! Eu fiquei super impressionada de como a manipulação já era tratada naquela época (1941). Sinceramente quanto mais eu vejo esse tipo de coisa mais abomino a mídia em geral... Vou postar pra vc's a minha reflexão:




           O jornalismo no filme mencionado é de suma importância, os minutos que se desenrolam giram em torno de matérias do jornal “Inquirer”, no qual o personagem principal usa para destilar suas opiniões e até mesmo mentiras.
            É fato que o filme mostra a realidade dos meios de comunicação, desde anos atrás até os dias atuais, os mesmos manipulam seus usuários e os moldam da forma que bem entendem como o próprio Kane afirma “o povo vai pensar o que eu quero que eles pensem”.
            É importante salientar o fato de que o filme foi feito em 1941 uma época tradicionalista e cheia de regras e que já enfrentava uma série de coisas que se enfrentam hoje, e se naquela época as coisas já estavam incontroláveis hoje o problema é bem mais serio.
            O Cidadão Kane nos passa uma idéia interessante do que uma pessoa faz para se manter por cima, e o que ela é capaz de fazer e quantas pessoas ela vai ter que pisar para se manter por alto, mas também passa a idéia de que tudo que se consegue por métodos ilegais e mentirosos para obter prazer imediato, acaba trazendo serias conseqüências futuramente.
Este filme permite-nos refletir, entre outras coisas, acerca da relação entre o dinheiro, o poder e a felicidade. O filme mostra que se pode possuir tudo aquilo que o dinheiro compra, ter poder para concretizar todos os desejos e acabar na mais completa solidão.
            Este filme ainda hoje considerado uma obra prima do cinema americano alcançou sua importância porque mostra através de suas críticas a sujeira que é percebida quando o assunto é jornalismo. Kane usa o jornalismo pra conseguir tudo o que sempre quis: ser amado por todos, e para conseguir isso usa todos os meios possíveis mas nem sempre a manipulação alcança resultados desejados.

*
Gente por último postarei uma link com um documentário produzido pela BBC chamado: Além do Cidadão Kane que fala sobre a manipulação da Rede Globo no Brasil e no mundo:

http://video.google.com.br/videoplay?docid=-570340003958234038&hl=pt-BR#

Reflitam!




Um Comentário

  1. Hi, Chan! hoje sou mais uma insone procurando acalmar minha mente com suas palavras e refexões aki. qnta indignação,eihn?! kk's. saudades. volto sempre. Carpe Diem!

    ResponderExcluir