Olá leitores!


O assunto do post de hoje é:  Stephen King, seus livros maravilhosamente aterrorizantes e suas versões cinematográficas. Um assunto bastante prolixo, que vou tentar enxugar ao máximo, pois os livros do king tem a capacidade de nos envolver de tal forma que passamos horas e mais horas e não sentimos um pingo de cansaço ou fadiga por falar a respeito deles (deu pra ver que sou um pouco fã do cara né? rsrs).


 Porém mesmo após tantos anos de carreira de escritor ele não para e continua nos surpreendendo lançando livros gigantescos todos os anos, Sob a Redoma por exemplo foi lançamento deste ano.

Quando era criança, King testemunhou um acidente horrível - um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um comboio. Muitas pessoas falam que isso inspirou seu lado negro e suas criações perturbadoras, mas ele mesmo descarta essa idéia.

Sendo isso verdade ou não, King teve sua estreia e posterior ascensão no mundo literário através de histórias de terror. Seu primeiro rascunho foi sobre uma garota que possuía poderes psíquicos, ele descartou a ideia inicialmente, mas sua esposa o encorajou a continuar e ele publicou seu primeiro livro Carrie, a Estranha.

Eu gosto de dois livros em particular que tiveram versões para o cinema, e quero compartilhar com vocês minhas impressões sobre:

Carietta White, vulgo Carrie a Estranha.

Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

Minha breve opinião: Este livro é psicologicamente atormentador! O livro é um thriller psicológico que prende o leitor desde a primeira página. Ao ser escrito em forma de entrevista, ele se torna verossímil e enquanto eu o li, as vezes confundi com a realidade e me perguntei "será que isso realmente nunca aconteceu?". Digo isso porque quando li eu me arrepiava dos pés a cabeça em algumas partes! King foi mágico ao criar os personagens! Apesar de Carrie ser a protagonista, a mãe dela rouba boa parte das cenas, e as partes mais assustadoras com toda certeza são as que ela atua! Meu Deus que mulher louca! Fanática por uma religião inexistente!

Para mim Carrie foi um livro bem escrito e detalhado, e para um livro de estreia foi uma estreia e tanto (redundâncias a parte rs)! Logo vemos que o potencial criador de seres perturbadores do king é muito alto.  Eu li o livro antes de assisti os filmes, então não pude deixar de me desapontar com as primeiras versões para o cinema. Mesmo que muitas pessoas  tenham ficado aterrorizadas na época, o filme não conseguiu transmitir nem 50% do livro (minha opinião).  Eu não assisti ainda o remake lançado agora em 2013, mas assim que eu assistir postarei minha opinião aqui no Carpe Diem.

Carrie teve tanta repercussão que além de ter varias adaptações para o cinema, também foi adaptado para um musical da Broadway. E até virou câmera escondida no Brasil e no mundo.

Trailer de Carrie, a Estranha ano de 1976.

 
 Filme completo: Carrie, a Estranha ano de 2002.

 
Trailer de Carrie, a Estranha ano de 2013.

E,  A Espera de Um Milagre

Meu exemplar de A Espera de um Milagre

Sinopse: Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana, conta a história da relação entre Paul Edgecomb, o chefe de guarda da prisão, e um de seus prisioneiros, John Coffey.

Coffey é um homem negro de grandes proporções, condenado à morte pelo assassinato de duas garotas brancas. Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecombe e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

O guarda se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o prisioneiro que deverá morrer pelas suas mãos pode não ser o culpado de um crime tão brutal.
A história é contada em flashbacks por Edgecombe, durante sua velhice em um asilo. Além da relação com Coffey, Edgecomb relata as histórias de outros guardas e condenados.

Minha breve opinião: Li este livro agora em 2013. Apesar de o filme ser bem antigo, eu nunca tinha assistido (pasmem!) então meu contato com o Sr. Edgecomb e o John Coffey (como café mas se escreve diferente) foi totalmente novo, eu não tinha nenhum padrão para comparar, foi para mim uma nova história, e um caminho novo a descobrir.

O que posso dizer deste livro é que ele é emocionante, angustiante e perturbador. Ele nos faz refletir sobre as injustiças do mundo. Abala nossa estrutura a questionar como Deus permite que coisas ruins aconteçam a pessoas boas. Se você tem um psicológico não muito confiável *risos* não recomendo a leitura deste livro. Mas se você quer se emocionar leia, devore estas páginas. Sinta a dor e a alegria de Coffey.
A Espera de um Milagre é um livro extenso porém muito bem escrito, não deixa pontas soltas. E mostra que foi  realmente produzido por quem sabe criar uma boa história!

Pois bem após a leitura eu vi o filme, e para minha surpresa: o filme foi fidedigno ao livro! Muito fiel mesmo! Parecia que eu estava relendo o livro! Então por ser tão fiel, recomendo que leiam o livro e não vejam o filme! kkk (porque a leitura é sempre melhor)!

 
Trailer de A Espera de um Milagre (inglês)

Vou parar por aqui! Tentei ser sucinta, mas king é um assunto extenso. Eu ainda poderia escrever muito mais sobre estes livros, porém sei que ninguem lê nada grande demais! Vivemos no mundo da sinopse!
Mas não se desapontem, você ainda verão muito de King por aqui durante o ano de 2014!

Preparem os corações! E leiam os próximos posts ou o Pennywise vai ter visitar!!!! Muahahahahahhaá! 


4 Comentários

  1. King com certeza é o mestre do terror! Eu adoro Carrie, a estranha; e to doida pra ver o remake atual com a Chloe linda, e eu já vi uma parte de A espera de um milagre e esse filme é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha King é divo! Ahauhauhauhuahuahu! Eu estou quase dando um treco porque ainda não pude ver ao remake. Espero aquietar meu coração quando finalmente assisti-lo. Quanto A Espera de um Milagre, o filme é enorme, mas vale a pena, vc começa a ver quando menos espera ele já acabou. Nem parece ter quase três horas, e eu choro sempre que vejo. Muito emocionante!

      Excluir
  2. King é demais! Parabéns pelas escolhas =DDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha uma lista enorme de livros dele pra falar Luiza, mas estes dois são clássicos dos clássicos! E eu também gosto muito deles. Em breve tem mais sobre King aqui no Carpe diem! ^^

      Excluir