Saudações Leitores! 

Hoje eu quero falar a vocês sobre um livro que me deixou absolutamente encantada! E não é exagero! Clarices é prosa. é poesia, é arte! Pequeno em páginas grande em sentimentos! Se eu conseguir colocar em palavras quero deixar a vocês minhas impressões a respeito deste livro lindo!


Livro: Clarices
Autor: Luciana Bollina
Páginas: 142
Editora: Philae
Nota: 5/5

Sinopse: Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.

Clarices me foi enviado pela escritora e parceira do blog Luciana Bollina, a sinopse me chamou a atenção e eu entrei em contato com a autora propondo a parceria e ela aceitou. A minha intenção era começar a ler Clarices em janeiro mas o Natal foi um dia preguiçoso no qual eu fiquei somente em casa, peguei o livro para dar uma folheada e não consegui largar enquanto não cheguei a ultima palavra!

Mas porque a resenha só saiu agora? Vocês devem se perguntar isso, não é mesmo? Mas Clarices me deixou em uma tremenda ressaca literária, foi um livro no qual eu pensei, eu digeri por dias e dias. E eu estive absorvendo a história, só consegui escrever sobre ele hoje.

Como dito na dito na sinopse, Clarice tem 19 anos é artista plástica e anseia encontrar o amor:

"Olhar de coruja, curiosa, atenta a todo movimento. Rosto jovem, liso, refletor de luz, discreto. O nariz não é pequeno, nem grande, é forte, diferente. O cabelo muda a cada seis meses, mais ou menos. Não gosta de estabilidade em nada que se refere a ela, a não ser a financeira. Mas essa também não acontece, ela é astista plástica."

Clarice escreve cartas a seu amor que ainda não existe. Eu nem acreditei quando li isso, porque eu sempre fiz isso! Antes de encontrar a pessoa que hoje amo, sempre escrevia poemas (não cartas) a um amor desconhecido que um dia eu encontraria. Eu realmente fiquei pasma quando vi que mais alguém teve a mesma ideia (mesmo que em um livro).

Pois bem, Clarice escreve tais cartas, mas um dia ela conhece Gabriel, um poeta que estava a vender seus livros no meio da rua, livros que ele mesmo tinha escrito e produzido, livros artesanais.

"Clarice não conseguia se mexer. Estava diante de um homem, corajoso que recitava poemas para quem quisesse ouvir. Poemas de sua autoria. É claro que ela já havia visto outros desses poetas de rua antes, mas é que este despertava nela o desejo. Ele tinha alguma coisa que a chamava e chamava."

Clarice leva o livro para a casa, e ao final do livro tem um email para contato com o autor! Ela se sente muito nervosa, quer fazer contato com ele, mas não quer transparecer que anseia por isso. Ela consegue esperar três dias então manda a ele um email com seus sentimentos sobre os poemas, em como ela leu e releu a profundidade daquelas palavras, como devorou como quem sente uma tremenda fome.

Mas para sua infelicidade, ao ir a uma livraria ela avista por entre as prateleiras Gabriel com uma moça linda, imponente, com uma presença forte. Clarice perde o chão! Ela jamais poderia competir com aquela mulher pelo amor de Gabriel.

Um dia voltando de uma locadora, Clarice abre sua caixinha de correio e encontra nada mais nada menos que a resposta de seu email escrito a mão por Gabriel! Ele quer encontrá-la! Ela fica eufórica, manda outro email, um encontro é então marcado! Ela se sente esperançosa. As coisas estão mudando. Ela entenderá quem é Gabriel, conhecerá seus sentimentos, e conhecerá de fato quem é a mulher, a qual tanto temeu que pudesse levar embora seu amado, Virgínia, seu nome.

Clarices para mim é um livro que mostra o resultado de uma busca de auto conhecimento por parte de Clarice. Ao decorrer do livro ela enfrenta seus medos, encontra em si uma mulher forte, decidida  que pode lutar e vencer obstáculos que a vida coloca diante dela.

A poeticidade do livro é quase palpável! Um livro que poderia nos ser contado quando estivéssemos de olhos vendado (como numa experiência descrita no próprio livro, leiam e entendam hahahá) para que pudéssemos sentir as palavras!

Eu bebi este livro, eu comi, me embriaguei destas palavras! Clarices foi um romance simples e puro. Perto da realidade. O contraste dos problemas familiares de Clarice com a sua luta pelo reconhecimento em sua profissão e a busca pelo amor, nos aproxima da história. Faz sentir como se nossa própria história pessoal pudesse virar livro.

"Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los."

Leiam e sintam! Não dá pra descrever a beleza deste livro em palavras. Leiam e sintam! Leiam e sintam!

Conheça mais da autora e suas publicações:



Sites para venda do livro:
Livraria Travessa
Livraria Cultura


Selo de Parceria com o Blog
Carpe Diem!

2 Comentários

  1. Primeiro de tudo: AMEI a tua resenha, Biula! De verdade. Também fiquei embriagada com esse livro. Ele é lindo, encantador, poético, te faz pensar, refletir, enfim... é completamente lindo! A parte que eu mais gostei em todo o livro, foi a do teatro, com certeza, não tenho nem palavras para descrever o que senti lendo essa parte. É um livro que vou reler, e muito.

    Beijos,
    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito bacana, mas como você sabe, não faz meu tipo. Eu sei que a Manu ficou completamente apaixonada. Acredito que seja muito bom mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir