Saudações Leitores!

A resenha de hoje está envolta em mistérios antigos. Remonta a um tempo onde os anjos caminhavam entre os homens. Quando a paixão, em seu sentido literal, pelas mulheres da Terra falava mais alto, em seus corações, que a obediência que deveriam prestar a Deus. O tempo em os que os nefilins povoaram a Terra. Seja bem vindos a uma história de um anjo caído. Uma história verossímil que vai te deixar pensativo "será mesmo que isso não aconteceu?".
Conheçam Chuva - Para Lavar a Alma do autor nacional Anderson Caum!




Livro: Chuva - Para Lavar a Alma
Autor: Anderson Caum
Páginas: 247
Editora: Novo Século
Nota: 4/5

 Sinopse: 
Muitas vezes ouvimos falar sobre o jogo de forças que, em vários momentos, parece impedir que conduzamos nossas vidas, como fantasmas que aparecem para atormentar o trabalho, a família...

Ana se reúne, há três gerações, com jovens em orfanatos para fazer o que considera sua grande missão: contar histórias. Mas, na verdade, seu principal trabalho é o de resgatar as almas das mãos dos que ela considera serem “senhores da vida”. E, dentre suas inesquecíveis narrativas, há uma que é frequentemente pedida por todos: a extraordinário história de Emanuel, um menino que, diz a lenda, desde pequeno, e por muito tempo, teve sua vida manipulada por forças sobrenaturais muito perigosas.

O que poucos sabem é que esta saga, contada repetidamente por Ana, é real. Uma época de luta, que remete ao Dilúvio, à história do anjo Nicanor, relatados na Bíblia, e se estende a um grande plano traçado por anjos e demônios para a avida de Emanuel e influenciou a todos, como Ana, que viveu uma terrível fase no passado, na tentativa de salvá-lo.

Minha Opinião:
Emanuel teve uma infância difícil, abandonado pela mãe se esforçou até chegar a concluir a faculdade de jornalismo. Encontrou uma esposa linda com a qual se casou. E para finalizar com chave de ouro no dia de seu casamento ele recebe uma notícia do editor chefe do periódico no qual trabalhava: seria correspondente internacional na Europa! Vida perfeita não é mesmo?

"O jovem recém-casado não se aguentava de felicidade, pensando na proposta que acabara de receber (...). Sua alma inquieta o levava a lembrar-se de toda humilhação que vivera até ali. Quem agora poderia impedi-lo de conquistar os céus?"

Seria se o destino de Emanuel já não estivesse sendo traçado pelos "senhores que conduzem as vidas".

Chegando na Europa as coisas começam a mudar drasticamente! O trabalho consome todo o tempo de Emanuel e o início do casamento que era para ser de maravilhas começa a desmoronar. Raquel a esposa de Emanuel se sente cada vez mais só, e se aprofunda em seu assunto favorito para suprimir a ausência causada pelo marido: anjos.

Mas o pior acaba por acontecer Raquel decide voltar ao Brasil e deixar Emanuel na Europa. Fica decidido que ele retornaria em breve para retomar o casamento, mas ao voltar ao país de origem Raquel adoece e vem a óbito.

Emanuel se desespera, volta as pressas para o Brasil mas já é tarde demais, a esposa se fora. Ele se sente culpado e depressivo. Os pais de Raquel possuem uma casa na praia, onde Emanuel pede para passar alguns dias. Chegando lá ele começa a mexer nos papéis da falecida esposa. A temática angelical é dominante e Emanuel se sente envolvido com o assunto.

As cartas e pesquisas começam a mexer com o psicológico do rapaz, até que uma visita inesperada aparece. Nicanor se apresenta a ele como um amigo. Posteriormente se revela uma anjo. Um anjo caído!

"Nunca alguém deixa de ser anjo, pois o somos na essência. Apenas decidi viver, desde a antiguidade, a vida de homem por um grande amor na terra. Vou conta minha saga para que me compreendas, mas apenas o que pode ser dito."

Quando terminei de ler Chuva - Para Lavar a Alma o meu primeiro pensamento foi "De onde o autor tirou essa história?", tanto que a primeira coisa que fiz foi mandar um email a ele com tal pergunta. Eu fiquei deveras impressionada com o tema.

Por muitas vezes ouvimos falar sobre anjos caídos (virou até modinha a um tempo atrás) mas sabe, no fundo todos os livros com esta temática eram sempre muito parecidos. Chuva não, este livro foi diferente!

Chuva é um livro pequeno, li-o em três dias, mas com grande significado. Ao início da história senti exatamente como se eu estivesse sentada numa roda ao pés de alguma senhora me contando algum "causo" antigo, o modo como o autor iniciou a narrativa me trouxe esse sentimento de intimidade com a contadora da história.

O livro começa intenso, durante toda a história a intensidade é permanente, mas ao finalzinho dá uma esfriada. Eu esperava um final um pouco mais emocionante, mas isso não tira o mérito da ótima história que este livro se configura.

Leitores, já vi algumas opiniões a respeito deste livro em outros blogs, mas não vi nenhuma opinião dizendo que a história mexeu com o leitor. Porém eu digo a vocês, Chuva mexeu comigo! Me fez refletir sobre "os senhores que conduzem as vidas" tanto "espirituais quanto materiais", eu me perguntei algumas vezes "será mesmo que eu estou no controle da minha vida, ou existe algo que por trás influenciando?".

O autor dispôs várias passagens bíblicas para contextualizar a história, passagens que já li inúmeras vezes, mas que nunca havia realmente reparado. E sinceramente foi um choque.

Anderson agradeço a oportunidade  de ter conhecido esta obra da literatura nacional. Foi um livro diferente, mas uma leitura super agradável e principalmente instigante. E livros verdadeiros são como este: aqueles que mexem com o leitor, que nos fazem pensar, refletir, que mudam pensamentos. Com certeza o propósito deste livro foi cumprido. Continue sempre!

Sobre o autor:
Anderson Caum é nascido na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Atualmente, reside em Jundiaí-SP, onde trabalhou nos últimos anos na área de comunicação, como o Grupo de Comunicação Bom Dia – Diário de São Paulo, e ainda no RAC/Correio Popular, ambos como designer gráfico e diagramador.

Sua afinidade por livros começou pela curiosidade sobre temas relacionados ao sobrenatural, já que considera um assunto muito presente em nosso cotidiano, na vida em sociedade.

Casado e com um filho, decidiu dar continuidade ao antigo sonho de escrever, e agora torna público com CHUVA para lavar a alma.



Links sobre o livro:




Vendas:

São mais de 30 livrarias pelo Brasil, sendo as principais:
*SARAIVA
*CULTURA
*SUBMARINO

Selo de Parceria com o Blog.


Carpe Diem



Um Comentário

  1. Muito boa sua resenha Biula! Sempre fazendo um belo trabalho. Parabéns!

    Adorei esse livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir